Língua Portuguesa
Compreensão e interpretação de texto. 2. Tipologia e gêneros textuais. 3. Figuras de linguagem. 4. Significação de palavras e expressões. 5. Relações de sinonímia e de antonímia. 6. Ortografia. 7. Acentuação gráfica. 8. Uso da crase. 9. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. 10. Locuções verbais (perífrases verbais). 11. Funções do "que" e do "se". 12. Formação de palavras. 13. Elementos de comunicação. 14. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). 15. Concordância verbal e nominal. 16. Regência verbal e nominal. 17. Colocação pronominal. 18. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. 19. Elementos de coesão. 20. Função textual dos vocábulos. 21. Variação linguística.
Legislação
Lei nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 2. Lei nº 13.146/2015 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. 3. Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994 - Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. 4. Lei Federal 13.709/2018. 5. Lei nº 14.126/2021. 6. Portaria nº 3.128, de 24 de dezembro de 2008.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. Fundamentos da Educação Infantil e da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. 2. Deficiência visual na primeira infância: conceitos, tipos, comorbidades e avaliação funcional da visão. 3. Aspectos do desenvolvimento biopsicossocial de crianças com deficiência visual. 4. Impactos da deficiência visual no brincar, na linguagem e na exploração do ambiente. 5. Detecção precoce e avaliação do desenvolvimento em crianças com deficiência visual. 6. Estimulação precoce: fundamentos, objetivos e práticas interdisciplinares. 7. Planejamento e aplicação de atividades de estimulação precoce em crianças de 0 a 3 anos. 8. Práticas educativas para o desenvolvimento da autonomia e habilidades da vida diária. 9. Orientação e mobilidade na primeira infância. 10. Recursos didáticos e tecnologias assistivas para crianças com deficiência visual. 11. Planejamento didático e organização do tempo, espaço e materiais na educação precoce inclusiva. 12. Currículo e avaliação na Educação Infantil: adaptação e flexibilização pedagógica. 13. Ludicidade e exploração sensorial: brincadeiras e jogos sensoriais, sonoros e motores. 14 Teorias do Desenvolvimento Humano: Piaget, Vygotsky e Wallon. 15. Família, comunidade e rede de apoio no atendimento à criança com deficiência. 16. Formação continuada e a práxis pedagógica reflexiva do professor da educação precoce. 17. Documentação pedagógica: portfólios, relatórios e registros significativos na educação precoce. 18. Postura ética, afetiva e profissional do educador na atuação com crianças com deficiência visual. 19. Participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados à inclusão e à primeira infância. 20. Legislação e Políticas Públicas para a Educação Infantil e a Educação Especial: LDB (Lei nº 9.394/1996)
1 x de R$86,00 sem juros | Total R$86,00 | |
2 x de R$47,35 | Total R$94,69 | |
3 x de R$32,02 | Total R$96,07 | |
4 x de R$24,26 | Total R$97,04 | |
5 x de R$19,60 | Total R$97,98 | |
6 x de R$16,41 | Total R$98,49 | |
7 x de R$14,10 | Total R$98,68 | |
8 x de R$12,45 | Total R$99,61 | |
9 x de R$11,14 | Total R$100,22 | |
10 x de R$10,06 | Total R$100,59 | |
11 x de R$9,23 | Total R$101,49 | |
12 x de R$8,48 | Total R$101,82 |