Língua Portuguesa
Compreensão e interpretação de texto. 2. Tipologia e gêneros textuais. 3. Figuras de linguagem. 4. Significação de palavras e expressões. 5. Relações de sinonímia e de antonímia. 6. Ortografia. 7. Acentuação gráfica. 8. Uso da crase. 9. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. 10. Locuções verbais (perífrases verbais). 11. Funções do "que" e do "se". 12. Formação de palavras. 13. Elementos de comunicação. 14. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). 15. Concordância verbal e nominal. 16. Regência verbal e nominal. 17. Colocação pronominal. 18. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. 19. Elementos de coesão. 20. Função textual dos vocábulos. 21. Variação linguística.
Legislação
Lei nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 2. Lei nº 13.146/2015 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. 3. Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994 - Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. 4. Lei Federal 13.709/2018. 5. Lei nº 14.126/2021. 6. Portaria nº 3.128, de 24 de dezembro de 2008.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Fundamentos e Conceitos da Surdocegueira. 1.1. Definição, classificação e características da surdocegueira. 1.2. Causas e tipos de surdocegueira: 1.2.1. Classificação pela origem (causa ou tempo de aquisição). 1.2.2. Classificação pelo grau de perda sensorial. 1.2.3. Classificação pela combinação de perdas. 1.2.4. Classificação pelo impacto na comunicação (Pré linguístico e pós-linguístico). 1.3. Impactos da surdocegueira no desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor; 2. Desenvolvimento Psicoeducacional de Pessoas com Surdocegueira. 2.1. Processo de formação da identidade e autonomia: Compreender o processo de formação da identidade do estudante surdocego e suas necessidades específicas. 2.2. Comunicação e interação social: dificuldades e estratégias para promover a comunicação efetiva e a participação social. 2.3. Estratégias de inclusão: estratégias e ações que favoreçam a autonomia, autoestima e integração do estudante na escola e na comunidade. 2.4. Aspectos emocionais e de autoestima; 3. Comunicação e Linguagem na Surdocegueira. 3.1. Língua Brasileira de Sinais Tátil (Libras Tátil). 3.2. Sistema Braille; 3.3. Sistema Braille digital, 3.4. Comunicação tátil. 3.5. Escrita ampliada. 3.6. Escrita alfabética na palma da mão. 3.7. Comunicação por objetos ou símbolos de referência. 3.8. Comunicação oral com apoio. 3.9. Método Tadoma. 3.10. Alfabeto datilológico. 3.11. Sistemas pictográficos (Bliss, PCS, PECS, COMPIC e outros). 3.12. Tecnologias assistivas de alto, médio e baixo custo; 4. Metodologias de Ensino e Recursos Pedagógicos. 4.1. A teoria do desenvolvimento da consciência da criança surda-cega e com múltipla deficiência, por meio de símbolos, defendida por van Dijk. 4.2. Planejamento de aulas inclusivas: planos de aula que atendam às necessidades sensoriais e cognitivas específicas. 4.3. Adaptação de materiais didáticos: recursos pedagógicos acessíveis, como textos em Braille, materiais táteis, recursos visuais adaptados, recursos sensoriais, tecnológicos e recursos de comunicação alternativa 4.5. Atividades práticas e recursos sensoriais: estímulos táteis, sonoros e visuais para facilitar a aprendizagem. 4.6. Princípios do Desenho Universal para Aprendizagem. 4.7. Apoios para Orientação e Mobilidade; 5. Avaliação e Acompanhamento Pedagógico. 5.1. Formas de acesso ao currículo. 5.2. Elaboração do PEI - Plano Educacional Individualizado. 5.3. Currículo igual com adequação. 5.4. Currículo Flexibilizado - Multinível. 5.5. Currículo sobreposto/Integrado. 5.6. Aprendizagem Colaborativa. 5.7. Aprendizagem Cooperativa. 5.8. Instrumentos e técnicas de avaliação específicos para surdocegueira. 5.9. Monitoramento do desenvolvimento cognitivo, emocional e social. 5.10. Registro, análise e relatórios de progresso. 5.11. Função do Guia intérprete. 5.12. Função do Instrutor mediador; 6. Ética, Direitos e Inclusão Social. 6.1. Direitos civis, educacionais e sociais das pessoas com surdocegueira. 6.2. Ética profissional, sensibilidade cultural e respeito à diversidade. 6.3. Promoção da autonomia, cidadania e inclusão social. 6.4. Legislação, políticas públicas e direitos das pessoas com surdocegueira; legislação federal referente a deficiência e a surdocegueira, em específico.
1 x de R$86,00 sem juros | Total R$86,00 | |
2 x de R$47,35 | Total R$94,69 | |
3 x de R$32,02 | Total R$96,07 | |
4 x de R$24,26 | Total R$97,04 | |
5 x de R$19,60 | Total R$97,98 | |
6 x de R$16,41 | Total R$98,49 | |
7 x de R$14,10 | Total R$98,68 | |
8 x de R$12,45 | Total R$99,61 | |
9 x de R$11,14 | Total R$100,22 | |
10 x de R$10,06 | Total R$100,59 | |
11 x de R$9,23 | Total R$101,49 | |
12 x de R$8,48 | Total R$101,82 |