Língua Portuguesa
Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção – emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
Informática: 1) MS-Windows 11: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2016; 2) MS-Word 2016: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto; 3) MS-Excel 2016: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados; 4) MS-PowerPoint 2016: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides; 5) Correio eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos; 6) Internet: navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas; 7) Tópicos básicos de ambientes Google Workspace (Gmail, Agenda, Meet, Chat, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários). 8) Tópicos básicos de ambientes do Microsoft Teams (chats, chamadas de áudio e vídeo, criação de grupos, trabalho em equipe: Word, Excel, PowerPoint).
Administração Pública
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – Dos Direitos Políticos – Art. 14, 15 e 16 e princípios da Administração Pública (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm). 2. Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de São Paulo – Lei nº 10.261/1968 (https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/1968/lei-10261-28.10.1968.html). 3. Lei Federal nº 12.527/2011 (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm ) e Decreto Estadual nº 58.052/2012 (Acesso à informação) (https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2012/decreto-58052-16.05.2012.html). 4. Código de Ética da Administração Pública direta e autárquica do Estado de São Paulo – Decreto nº 69.328/2025 (https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2025/decreto-69328-22.01.2025.html). 5. Lei Complementar nº 125/1975 (https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei.complementar/1975/lei.complementar-125- 18.11.1975.html ).
Conhecimentos Científicos Gerais
SILVA JÚNIOR, César da; SASSON, Sezar; CALDINI JÚNIOR, Nelson. Biologia 3 Ensino Médio – Manual do Professor. 11. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2016. (https://api.plurall.net/media_viewer/documents/1573034 ).
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. GUIA Manutenção ou Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica. ANDRADE, A., PINTO, S.C., OLIVEIRA, R.S. Org. Animais de Laboratório: criação e experimentação. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2002. 2. NC3Rs. National Centre for the Replacement, Refinement and Reduction of Animals in Research. The 3Rs. 3. REZENDE, Angélica Heringer de; PELUZIO, Maria do Carmo Gouveia; SABARENSE, Céphora Maria. Experimentação animal: ética e legislação brasileira. Revista de Nutrição, v. 21, n. 2, p. 237-242, 2008. 4. Manual de toxicologia clínica/Organizador, Kent R. Olson; [Organizadores associados, Ilene B. Anderson ... et al.]; tradução: Denise Costa Rodrigues, Maria Elisabete Costa Moreira; revisão técnica: Rafael Linden. – 6.18. VASCONCELLOS, Camilo de Mello. A educação museal e a produção do conhecimento acadêmico: algumas tendências. In: Diálogos em campo. experiências educativas em museus durante a pandemia. Fernando José de Almeida; Ialê Pereira Cardoso; Marcelo Continelli (orgs.) - São Paulo: IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, 2022.p.44-60. 19. UZEDA, Helena C. O espaço nas exposições museológicas: atualizando percepções e significações. Revista Museologia e Patrimônio, Vol. 11, No 1, 2018. Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/685
1 x de R$72,00 sem juros | Total R$72,00 | |
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