LÍNGUA PORTUGUESA
1. Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. 2. Gêneros e tipologias textuais: narração, descrição, dissertação, injunção, exposição, entre outros. 3. Coesão e coerência textual: elementos de articulação, coesão referencial e sequencial, progressão temática. 4. Ortografia oficial, acentuação e pontuação, conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 5. Classes gramaticais: substantivos, adjetivos, pronomes, verbos, advérbios, preposições, conjunções, etc. 6. Conjugação verbal: tempos, modos, vozes; verbos regulares, irregulares, defectivos e abundantes. 7. Colocação pronominal: próclise, ênclise e mesóclise. 8. Sintaxe da oração e do período: Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; Orações coordenadas e subordinadas. 9. Regência verbal e nominal. 10. Concordância verbal e nominal. 11. Uso da crase. 12. Fonética e fonologia: encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, tonicidade, divisão silábica. 13. Semântica: sinonímia, antonímia, homônimos, parônimos, polissemia. 14. Figuras de linguagem: metáfora, metonímia, eufemismo, ironia, hipérbole, entre outras.
MATEMÁTICA E DESENHO GEOMÉTRICO
1. Números naturais: leitura, comparação, operações e propriedades. 2. Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais, inteiros, fracionários e decimais. 3. Números fracionários e decimais: operações, equivalência, transformação entre formas, comparação. 4. Multiplicação e divisão com dois e três números no divisor: aplicação em problemas contextualizados. 5. Números inteiros: operações, propriedades e aplicação prática. 6. Números racionais: representação fracionária e decimal, propriedades, simplificação, operações básicas. 7. Números primos: identificação, decomposição e critérios de divisibilidade. 8. Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC): definição, cálculo e aplicação. 9. Regra de três simples e composta: porcentagem, proporção, escalas. 10. Sistema monetário brasileiro: operações envolvendo reais e centavos. 11. Sistema métrico decimal: conversões entre unidades de comprimento, massa, capacidade, área e volume. 12. Medidas de tempo: horas, minutos, segundos; conversões e operações. 13. Geometria plana: Ângulos (tipos, soma dos ângulos internos de polígonos, ângulos complementares e suplementares); Triângulos (tipos, propriedades, Teorema de Pitágoras); Quadriláteros (paralelogramo, trapézio, retângulo, quadrado e losango); Cálculo de perímetro e área de figuras planas; Circunferência e círculo. 14. Polígonos: identificação, classificação, propriedades, diagonais e soma dos ângulos internos. 15. Geometria espacial (noções): cubo, paralelepípedo, prisma, cilindro – volume e área total. 16. Desenho Geométrico: • Construções geométricas com régua e compasso (bisseção de ângulos, mediatriz, triângulos); • Simetria, paralelismo e perpendicularidade; • Escalas e proporcionalidade. 17. Resolução de situações-problema: aplicando os conteúdos acima a contextos práticos.
CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES
1. Temas da atualidade no Brasil e no mundo: destaques jornalísticos, fatos relevantes e acontecimentos recentes nas áreas de: Política, economia, religião, sociedade, saúde pública, educação, meio ambiente, segurança pública, infraestrutura, esportes, ciência e tecnologia energia, clima, cultura, arte, música, cinema, literatura, televisão e redes sociais. 2. Acontecimentos contemporâneos relevantes: Eventos nacionais, regionais e internacionais de destaque ocorridos entre o ano de 2022 até os dias atuais, com repercussão na mídia. 3. Atualidades políticas e sociais do Brasil e do mundo: Situação econômica e política do país; Crises humanitárias e conflitos internacionais; Debates sobre democracia, direitos humanos e liberdade de expressão. 4. Pandemias e temas de saúde pública: COVID-19: impactos sanitários, sociais e econômicos; vacinação, prevenção e políticas públicas adotadas. Outras emergências de saúde pública que afetaram o Brasil ou o mundo no período recente. 5. Meio ambiente e sustentabilidade: Queimadas, desastres naturais, mudanças climáticas, preservação ambiental, energias renováveis, eventos extremos e conferências climáticas. 6. Cultura digital, redes sociais e cidadania na internet: Influência da tecnologia no cotidiano, inteligência artificial, segurança da informação, combate à desinformação e fake news. 7. Cultura geral brasileira e mundial: Datas comemorativas, manifestações culturais, patrimônio histórico, esportes olímpicos, Copa do Mundo, eventos religiosos e festividades tradicionais.
ASPECTOS HISTÓRICOS E GEOGRÁFICOS DE DOURADOQUARA
1. História de Douradoquara/MG: Processo de formação e povoamento; Fatos históricos relevantes; Criação do município, emancipação político administrativa e evolução histórica. 2. Geografia física e localização: Localização geográfica do município no estado de Minas Gerais e no Brasil; Limites territoriais e municípios vizinhos; principais características do relevo, clima, hidrografia e vegetação. 3. Aspectos socioeconômicos e culturais: População, densidade demográfica, estrutura urbana e rural; Atividades econômicas predominantes (agropecuária, agricultura familiar, comércio local, entre outras); Indicadores sociais e econômicos (dados do IBGE e órgãos oficiais). 4. Infraestrutura e serviços públicos locais: Saúde, educação, transporte e saneamento; Aspectos relevantes da administração pública local. 5. Turismo, cultura e patrimônio: Pontos turísticos e naturais do município (como o Rio Dourados, cachoeiras e paisagens naturais); Manifestações culturais e religiosas; Festas tradicionais e eventos do calendário cultural de Douradoquara. 6. Atualidades e geopolítica local: Projetos em andamento, parcerias regionais, políticas públicas municipais e participação comunitária; Desafios e oportunidades de desenvolvimento local.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E LEGISLAÇÃO
BASES LEGAIS E DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Constituição Federal de 1988 (arts. 205 a 214); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996); Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990); Plano Nacional de Educação – PNE (Lei nº 13.005/2014); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental de 9 anos.
EDUCAÇÃO INFANTIL
Concepções de infância; papel do professor na Educação Infantil; interações e brincadeiras como eixos estruturantes; direitos de aprendizagem e campos de experiência (Base Nacional Comum Curricular – BNCC); organização dos tempos, espaços e materiais; avaliação na Educação Infantil.
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
Alfabetização e letramento; princípios do ensino interdisciplinar; metodologias ativas; avaliação formativa e diagnóstica; desenvolvimento das competências e habilidades previstas na BNCC para o 1º ao 5º ano.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Teorias de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social (Piaget, Vygotsky, Wallon); relações entre aprendizagem e desenvolvimento; mediação pedagógica e papel do professor como facilitador.
DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO
Planejamento pedagógico; planos de aula e sequências didáticas; gestão da sala de aula; organização dos conteúdos e objetivos de aprendizagem; metodologias diferenciadas para crianças com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (inclusão).
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Práticas de leitura e escrita; consciência fonológica; relações entre oralidade, leitura e escrita; métodos de alfabetização (fônico, construtivista, multissensorial); alfabetização matemática; uso de literatura infantil como recurso pedagógico.
MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Números e operações; sistema de numeração decimal; geometria; medidas; tratamento da informação; resolução de problemas e pensamento lógico.
Educação e Diversidade: Educação inclusiva e multicultural; respeito às diferenças étnico-raciais, religiosas, culturais, sociais e de gênero; Educação das Relações Étnico-Raciais e ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena (Lei nº 10.639/2003 e Lei nº 11.645/2008).
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Utilização pedagógica de recursos tecnológicos; mídias digitais como ferramenta de ensino e aprendizagem; educação híbrida; cidadania digital.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Tipos de avaliação; função pedagógica da avaliação; registro e documentação da aprendizagem; devolutivas aos pais/responsáveis; acompanhamento do desenvolvimento integral da criança.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E VALORES HUMANOS
Sustentabilidade preservação do meio ambiente; valores, ética e cidadania; práticas pedagógicas voltadas à formação ética, solidária e consciente.
NORMAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS LOCAIS
Projetos político-pedagógicos; gestão democrática na escola; função social da escola pública; conselhos escolares e participação da comunidade.
Estatuto dos Servidores Públicos de Douradoquara/MG – Lei nº 382/1997 15. Lei Orgânica do Município de Douradoquara/MG (Disponível no site da Organizadora)
1 x de R$86,00 sem juros | Total R$86,00 | |
2 x de R$47,35 | Total R$94,69 | |
3 x de R$32,02 | Total R$96,07 | |
4 x de R$24,26 | Total R$97,04 | |
5 x de R$19,60 | Total R$97,98 | |
6 x de R$16,41 | Total R$98,49 | |
7 x de R$14,10 | Total R$98,68 | |
8 x de R$12,45 | Total R$99,61 | |
9 x de R$11,14 | Total R$100,22 | |
10 x de R$10,06 | Total R$100,59 | |
11 x de R$9,23 | Total R$101,49 | |
12 x de R$8,48 | Total R$101,82 |