PORTUGUÊS
Interpretação e CompreensãodeTexto; Tipos e gêneros textuais: narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo, instrucionais,propaganda, editorial, cartaz, anúncio, artigo de opinião, artigo de divulgação científica, ofício, carta.Estrutura textual: progressão temática, parágrafo, frase, oração, período, enunciado, pontuação,coesão e coerência. Ortografia; Significados das palavras – Sinônimos, Antônimos, ParônimoseHomônimos; Denotação e Conotação; Pontuação; Acentuação Gráfica e emprego dosinal indicativode crase; Flexão do substantivo; Figuras de linguagem, Emprego dos Pronomes; Regêncianominal everbal; Concordância nominal e verbal; Variedade linguística, formalidade e informalidade, formasde tratamento, propriedade lexical, adequação comunicativa. Fonologia: conceitosbásicos,classificação dos fonemas, sílabas, encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisãosilábica. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo. Emprego de temposemodos dos verbos em português. Processos de coordenação e subordinação. Transitividade eregênciadenomes e verbos.
CONHECIMENTOS GERAIS
Aspectos geográficos, históricos, políticos e administrativos do Mundo, Brasil, Ceará e do MunicípiodeFariasBrito - CE; Atualidades históricas científicas, sociais, políticas, econômicas, culturais, ambientaiseadministrativas do Mundo, Brasil, Ceará e do Município de Farias Brito - CE.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Ética no trabalho docente. Função social da escola. Organização da Educação Básica (LDB9394/96).Princípios do Construtivismo: estudos de Piaget e Ferreiro. A construção do conhecimento: papel doeducador, do educando e da sociedade. Pensamento de Vygotsky. AlfabetizaçãoeLetramento.Acriança de 6 anos, a linguagem e a escrita e o Ensino Fundamental de 9anos/MEC.Educaçãoinclusiva. A BNCC no Ensino Fundamental Anos Iniciais. Diretrizes para o EnsinodeLínguaPortuguesa e Matemática segundo a BNCC. Planejamento da prática educativa. Avaliaçãodoprocesso de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. CompetênciaseHabilidades: Conceito e significado. A interdisciplinaridade no currículo e na prática pedagógica. Oprocesso de construção da escrita e da leitura como prática social. Diretrizes NacionaisparaEducação Especial na Educação Básica/MEC.
1 x de R$86,00 sem juros | Total R$86,00 | |
2 x de R$47,35 | Total R$94,69 | |
3 x de R$32,02 | Total R$96,07 | |
4 x de R$24,26 | Total R$97,04 | |
5 x de R$19,60 | Total R$97,98 | |
6 x de R$16,41 | Total R$98,49 | |
7 x de R$14,10 | Total R$98,68 | |
8 x de R$12,45 | Total R$99,61 | |
9 x de R$11,14 | Total R$100,22 | |
10 x de R$10,06 | Total R$100,59 | |
11 x de R$9,23 | Total R$101,49 | |
12 x de R$8,48 | Total R$101,82 |