LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura e compreensão de gêneros textuais variados; Funcionalidades e características dos diferentes discursos: jornalístico, político, acadêmico, publicitário, literário, científico e outros; Estruturação do texto; Ideias principais e secundárias; Relação entre ideias; Ideia central e intenção comunicativa; Efeitos de sentido; Variação linguística: estilística, sociocultural, geográfica e histórica; Figuras de linguagem e linguagem figurada; Recursos de argumentação; Informações implícitas: pressupostos e subentendidos; Coesão e coerência textuais; Significação de palavras e expressões no texto; Substituição de palavras e de expressões no texto; Estrutura e formação de palavras; Relações morfossintáticas; Ortografia: sistema oficial vigente; Relações entre fonemas e grafias; Acentuação gráfica; Reconhecimento, flexões e emprego de classes gramaticais; Vozes verbais e sua conversão; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Paralelismos de Regência; Emprego do acento indicativo de crase; Sintaxe do período simples e do período composto; Colocação e reconhecimento de termos e orações no período; Coordenação e subordinação: emprego das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos; Orações reduzidas e orações desenvolvidas; Equivalência e transformação de estruturas; Pontuação; Colocação pronominal.
MATEMÁTICA
Conjuntos numéricos; Números naturais e números inteiros: operações, relação de ordem, divisibilidade, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum e decomposição em fatores primos; Números racionais e reais: operações, relação de ordem, propriedades e valor absoluto; Números complexos: conceito, operações e representação geométrica; Progressão aritmética e progressão geométrica: razão, termo geral e soma dos termos; Matemática financeira: razão, proporção, porcentagem, juros simples e compostos; Equações e inequações; Conceito, representação gráfica e aplicações das funções: afim, quadrática, exponencial e modulares; Sistemas de equações: conceito, resolução, discussão e representação geométrica; Noções de Estatística; Apresentação de dados estatísticos: tabelas e gráficos; Medidas de centralidade: média aritmética, média ponderada, mediana e moda; Medidas de dispersão: variância, desvio padrão e coeficiente de variação; Trigonometria: ângulos; Trigonometria no triângulo retângulo e propriedades das funções trigonométricas; Geometria plana: polígonos regulares, perímetro, áreas; Geometria espacial: poliedros regulares, perímetro, áreas, volumes; Análise combinatória; Probabilidade.
ONHECIMENTOS GERAIS
Temas relevantes em evidência no Brasil e no Mundo e suas conexões com o contexto histórico atual; Aspectos políticos e econômicos: Brasil, Estado de Goiás e do Município; Aspectos geográficos do Brasil, Estado de Goiás e do Município: localização, área, limites, regiões, clima, população, pontos turístico e meio ambiente; Aspectos históricos do Brasil, do Estado de Goiás e do Município; Aspectos sociais do Brasil, Estado de Goiás e do Município: distribuição de renda, desigualdades regionais, educação, saúde, segurança e cidadania; Poderes: judiciário, legislativo e executivo; Símbolos: brasão, bandeira e hino; Patrimônio histórico; Constituição Federal do Brasil de 1988 do artigo 1º ao 6º.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Noções básicas sobre o desenvolvimento infantil (físico, motor, afetivo e cognitivo); direitos de aprendizagem e desenvolvimento; rotina pedagógica na Educação Infantil e nos Anos Iniciais; brincadeiras e atividades lúdicas no contexto educativo; importância do brincar para o desenvolvimento da criança; Práticas adequadas de higiene pessoal e coletiva no ambiente escolar; Cuidados básicos com a alimentação das crianças; Prevenção de acidentes e primeiros socorros básicos no ambiente escolar; Noções básicas sobre educação inclusiva; Estratégias de apoio e cuidados com alunos com Necessidades Educacionais Especiais; Promoção da acessibilidade e do respeito à diversidade; Noções de ética e responsabilidade no serviço público; Convivência harmoniosa no ambiente escolar; Trabalho em equipe; Comunicação eficaz e empatia no trato com crianças, famílias e equipe escolar; Constituição Federal de 1988 (Art. 205 a 214); Lei nº 9.394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com ênfase na Educação Infantil e Ensino Fundamental; Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei nº 8.069/90; Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com ênfase na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
1 x de R$56,00 sem juros | Total R$56,00 | |
2 x de R$30,59 | Total R$61,19 | |
3 x de R$20,69 | Total R$62,08 | |
4 x de R$15,68 | Total R$62,71 | |
5 x de R$12,61 | Total R$63,04 | |
6 x de R$10,56 | Total R$63,38 | |
7 x de R$9,07 | Total R$63,50 | |
8 x de R$7,98 | Total R$63,82 | |
9 x de R$7,14 | Total R$64,23 | |
10 x de R$6,45 | Total R$64,46 | |
11 x de R$5,89 | Total R$64,77 | |
12 x de R$5,42 | Total R$64,98 |