Língua Portuguesa
✔ Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; ✔ Tipologia textual; ✔ Domínio da ortografia oficial; ✔ Domínio dos mecanismos de coerência e coesão; ✔ Emprego e reconhecimento das Classes de palavras; ✔ Orações Coordenadas e Subordinadas ✔ Sinais de pontuação ✔ Emprego do sinal indicativo de crase ✔ Concordância Verbal e Nominal ✔ Regência nominal e verbal; ✔ Sintaxe da oração e do período; ✔ Termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; ✔ Regras de acentuação; ✔ Pontuação; ✔ Figuras e vícios de linguagem; ✔ Figuras de pensamento; ✔ Emprego e Significação das palavras: denotação, conotação, homonímia, paronímia e ambiguidade; ✔ Uso dos porquês; ✔ Emprego de: mau/mal, mas/mais, trás/traz/atrás, a fim de/afim, sob/sobre, a par/ ao par, cessão/sessão/Seção, Há/a, Ao invés de/ em vez de, Demais/de mais, onde/ aonde/donde, nenhum/ nem um, por ora/ por hora;
Conhecimentos Pedagógicos
✔ Teorias da Educação ✔ Principais teorias e pensadores da educação (Paulo Freire; Maria Montessori; Jean Piaget; Lev Vygotsky; John Dewey; Burrhus Frederic Skinner; Célestin Freinet; Jerome Bruner; Howard Gardner; Carl Rogers; Abraham Maslow; Henri Wallon; Émile Durkheim; Ivan Pavlov; Alfred Binet; Carol Dweck.) ✔ Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem ✔ Didática e Metodologia de Ensino ✔ Planejamento e organização do ensino ✔ Estratégias e técnicas de ensino ✔ Avaliação da aprendizagem ✔ Projeto político-pedagógico (PPP) ✔ Legislação Educacional ✔ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ✔ Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ✔ Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) ✔ Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) ✔ Plano Nacional de Educação (PNE) ✔ Currículo e Programas Educacionais ✔ Concepções de currículo ✔ Construção e implementação de currículos ✔ Inclusão e diversidade no currículo escolar.
✔ Psicologia da Educação ✔ Psicologia do desenvolvimento ✔ Psicologia da aprendizagem ✔ Motivação e suas implicações na aprendizagem ✔ Tecnologias na Educação ✔ Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino ✔ Ambientes virtuais de aprendizagem ✔ Recursos educacionais digitais ✔ Gestão Escolar ✔ Organização e gestão da escola ✔ Liderança e gestão de pessoas ✔ Planejamento e avaliação institucional ✔ Educação Inclusiva ✔ Políticas e práticas de inclusão escolar ✔ Educação especial e atendimento educacional especializado (AEE) ✔ Acessibilidade e adaptações curriculares ✔ Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência. ✔ Formação e Valorização do Professor. ✔ Gestão democrática da Educação. ✔ Evolução Histórica da Educação Brasileira. ✔ Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ( PROFESSOR DE CIÊNCIAS )
I-AMBIENTE: Água: composição, ciclo, estados físicos, água e saúde (saneamento, poluição e doenças), Solo: camadas, elementos, tipos, solo e saúde (poluição, tratamento do lixo e doenças), Ar: pressão atmosférica, composição, propriedades, ar e saúde (poluição e doenças); II- SERES VIVOS: Características gerais dos seres vivos, Classificação dos seres vivos e regras de nomenclatura, Organismos primitivos: Vírus, Moneras e Protistas, Reino vegetal: Características e noções morfológicas e fisiológicas dos grupos vegetais, Reino animal: Características e noções morfológicas e fisiológicas dos grupos animais, Ecologia: Os seres vivos e o meio ambiente, cadeia alimentar, pirâmides ecológicas, associação entre os seres vivos, ecossistemas Brasileiros e desequilíbrio ambiental; III- O CORPO HUMANO: Células e tecidos, Funções de nutrição: Alimentos e nutrição(digestão), circulação, respiração, excreção, Sistema locomotor: Ossos e músculos, Sistema nervoso, sensorial e endócrino, Sistema reprodutor, Métodos contraceptivos, Doenças sexualmente transmissíveis (DST); IV- NOÇÕES DE QUÍMICA E FÍSICA: Matéria: propriedades, estrutura e estados físicos, Átomo e molécula, Elementos químicos: símbolos, número atômico e número de massa, Substância (simples e composta), Movimentos e repouso, Velocidade, aceleração e inércia, Trabalho, Calor e temperatura, Escalas termométricas, Luz, Eletricidade, V- A CIÊNCIA COMO PRODUÇÂO HUMANA; VI- METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS: BNCC – Ciências
1 x de R$72,00 sem juros | Total R$72,00 | |
2 x de R$39,33 | Total R$78,67 | |
3 x de R$26,61 | Total R$79,82 | |
4 x de R$20,16 | Total R$80,63 | |
5 x de R$16,21 | Total R$81,06 | |
6 x de R$13,58 | Total R$81,48 | |
7 x de R$11,66 | Total R$81,64 | |
8 x de R$10,26 | Total R$82,06 | |
9 x de R$9,18 | Total R$82,58 | |
10 x de R$8,29 | Total R$82,88 | |
11 x de R$7,57 | Total R$83,28 | |
12 x de R$6,96 | Total R$83,55 |