Língua Portuguesa
✔ Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados; ✔ Tipologia textual; ✔ Domínio da ortografia oficial; ✔ Domínio dos mecanismos de coerência e coesão; ✔ Emprego e reconhecimento das Classes de palavras; ✔ Orações Coordenadas e Subordinadas ✔ Sinais de pontuação ✔ Emprego do sinal indicativo de crase ✔ Concordância Verbal e Nominal ✔ Regência nominal e verbal; ✔ Sintaxe da oração e do período; ✔ Termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; ✔ Regras de acentuação; ✔ Pontuação; ✔ Figuras e vícios de linguagem; ✔ Figuras de pensamento; ✔ Emprego e Significação das palavras: denotação, conotação, homonímia, paronímia e ambiguidade; ✔ Uso dos porquês; ✔ Emprego de: mau/mal, mas/mais, trás/traz/atrás, a fim de/afim, sob/sobre, a par/ ao par, cessão/sessão/Seção, Há/a, Ao invés de/ em vez de, Demais/de mais, onde/ aonde/donde, nenhum/ nem um, por ora/ por hora;
Conhecimentos Pedagógicos
✔ Teorias da Educação ✔ Principais teorias e pensadores da educação (Paulo Freire; Maria Montessori; Jean Piaget; Lev Vygotsky; John Dewey; Burrhus Frederic Skinner; Célestin Freinet; Jerome Bruner; Howard Gardner; Carl Rogers; Abraham Maslow; Henri Wallon; Émile Durkheim; Ivan Pavlov; Alfred Binet; Carol Dweck.) ✔ Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem ✔ Didática e Metodologia de Ensino ✔ Planejamento e organização do ensino ✔ Estratégias e técnicas de ensino ✔ Avaliação da aprendizagem ✔ Projeto político-pedagógico (PPP) ✔ Legislação Educacional ✔ Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ✔ Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ✔ Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) ✔ Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) ✔ Plano Nacional de Educação (PNE) ✔ Currículo e Programas Educacionais ✔ Concepções de currículo ✔ Construção e implementação de currículos ✔ Inclusão e diversidade no currículo escolar.
✔ Psicologia da Educação ✔ Psicologia do desenvolvimento ✔ Psicologia da aprendizagem ✔ Motivação e suas implicações na aprendizagem ✔ Tecnologias na Educação ✔ Uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ensino ✔ Ambientes virtuais de aprendizagem ✔ Recursos educacionais digitais ✔ Gestão Escolar ✔ Organização e gestão da escola ✔ Liderança e gestão de pessoas ✔ Planejamento e avaliação institucional ✔ Educação Inclusiva ✔ Políticas e práticas de inclusão escolar ✔ Educação especial e atendimento educacional especializado (AEE) ✔ Acessibilidade e adaptações curriculares ✔ Desafios da Educação Brasileira: Analfabetismo, Evasão, Repetência. ✔ Formação e Valorização do Professor. ✔ Gestão democrática da Educação. ✔ Evolução Histórica da Educação Brasileira. ✔ Currículo: os diferentes paradigmas, fundamentos, concepção.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ( PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA )
Objetivos e programas de Educação Física no ensino fundamental; Educação Física e a produção do conhecimento; Princípios pedagógicos que norteiam a prática da educação física; Ação física, esporte e lazer. Corpo, movimento e socialização; Desporte aprendizagem dos principais desportos aplicados na escola (futsal, voleibol, basquetebol, handebol e atletismo); Conhecimentos aplicados à esportes: atletismo, princípios do treinamento esportivo, sistemas de disputa, capacidades motoras condicionais e esportes coletivos; Conhecimentos biológicos e aplicados à saúde: atividade física e saúde, hormônios, diabetes; conceitos anatômicos, ginástica laboral, entre outros tópicos importantes para concursos; Danças criativas, danças urbanas, danças circulares e danças de salão; Lutas do Brasil e lutas do mundo; Jogos de tabuleiro, jogos eletrônicos, jogos dramáticos e jogos cooperativos; Ginástica circense, ginástica de condicionamento físico e ginástica de conscientização corporal; Esportes de marca, esportes de precisão, esportes técnico-combinatórios, esportes de invasão e esportes de rede/parede; Recreação: Jogos tradicionais; jogos espontâneos e dirigidos; jogos pré desportivos; educação para o lazer; Treinamento desportivo: Crescimento na criança e no adolescente; diferenças psicofísicas entre idades; treinamento da criança e do adolescente; princípios científicos do treinamento; Psicomotricidade: Conceitos básicos; desenvolvimento psicomotor nas crianças em idade escolar; influências no rendimento escolar; BNCC – Educação Física.
1 x de R$72,00 sem juros | Total R$72,00 | |
2 x de R$39,33 | Total R$78,67 | |
3 x de R$26,61 | Total R$79,82 | |
4 x de R$20,16 | Total R$80,63 | |
5 x de R$16,21 | Total R$81,06 | |
6 x de R$13,58 | Total R$81,48 | |
7 x de R$11,66 | Total R$81,64 | |
8 x de R$10,26 | Total R$82,06 | |
9 x de R$9,18 | Total R$82,58 | |
10 x de R$8,29 | Total R$82,88 | |
11 x de R$7,57 | Total R$83,28 | |
12 x de R$6,96 | Total R$83,55 |