LÍNGUA PORTUGUESA
Língua portuguesa, a variedade padrão e a variação: variantes diatópicas, diastráticas, diafásicas, diacrônicas e diamésicas. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Léxico e significação das palavras. Classes, estrutura e formação de palavras. Flexão nominal e verbal. Emprego de tempos e modos verbais. Concordância, regência e colocação. Estrutura sintática da frase. Processos de conexões e conectores. Estilo e figuras de linguagem. Texto e discurso. Critérios de textualidade: coesão, coerência, informatividade, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade e intertextualidade. Processos de referenciação. Gêneros textuais e tipos de textos: descritivo, narrativo, expositivo, argumentativo e injuntivo.
NOÇÕES BÁSICAS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Ética e Moral: conceito, princípios e valores. Ética e democracia: exercício da cidadania. Princípios do atendimento de excelência: a ética na Administração Pública. Decreto nº 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal) Constituição Federal de 1988, art. 1º a 16º e art. 37º ao 41º. Punição do servidor pela conduta antiética (demais esferas de responsabilidade): Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa) e Decreto-Lei nº 2.848/1940 (Código Penal) artigos 312º a 327º (Crimes praticados pelo funcionário público contra a Administração Pública). Lei nº 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União das Autarquias e das Fundações Públicas Federais). Lei nº 9.784/1999 (Processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal). Lei nº 12.527 (Lei de Acesso à Informação).Lei nº 11.107/2005 (Contratação de Consórcios Públicos). Lei nº 13.019/2014 (Parcerias entre a Administração Pública e Organizações da Sociedade Civil).
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Gestão Cultural e Produção Executiva: Gerência de instituição cultural (pública e privada). Pesquisas de Centros Culturais: identidades e funções. Relação espaço cultural e comunidade. Seleção e coordenação de equipe; Cultura. Economia e Urbanismo. Gestão cultural e gestão urbana. Modelos e práticas de gestão cultural. Gestão cultural pública, privada e comunitária. Inter-relações dos atores e agentes sociais na consolidação da gestão cultural Práticas Experimentais em Produção Cultural: Abordagens criativas e experimentais; espaços, públicos e produtos; novas formas de expressões, exposições e comunicações. Propostas de atividades com a participação de pesquisadores, discentes e profissionais qualificados em temáticas afins às áreas artísticas e culturais. Políticas Culturais, Legislação e Projetos Culturais, Princípios e dispositivos das leis de incentivo cultural; realização de projetos culturais; políticas públicas para cultura e financiamento; Modelos de políticas culturais. História das políticas culturais no Brasil. O Estado e a Cultura. Política cultural como política pública. Arte, Comunicação e Cultura contemporâneas no Brasil:Contextualização histórica. Debates culturais na atualidade do Brasil. Cultura como direito. Formas de expressões estéticas. Arte, cultura e questões éticas e políticas. Inclusão e exclusão social nos campos da arte e da cultura no Brasil. Campo histórico da arte no Brasil. Categorias estéticas da arte no Brasil, estilos, tendências, movimentos. Teorias da cultura e da arte brasileira. Audiovisual, fotografia e literatura brasileira no contexto da Produção Cultural: Histórias, principais movimentos, nomes e temáticas. Construção de imaginários social, político e cultural. Projetos interdisciplinares e transmidiáticos. Formação de públicos. Produção de visibilidade e acesso. Pesquisas, arquivos e projetos. Ambientes digitais, cultura e tecnologia: História das mídias e dos meios. Planejamento, gestão e análise de mídias sociais. O cenário midiático contemporâneo. Economia da atenção. Produção cultural no Brasil: Contexto da produção cultural no país. Conceitos e categorias em produção cultural. Sistema de produção cultural. Circuitos culturais. Esferas e âmbitos do planejamento cultural: evento cultural, ação cultural, programa de ações culturais, política cultural. Elaboração de Projetos Culturais: Etapas da Produção Cultural: pré-produção, produção e pós-produção; Projetos de eventos culturais. Inserção do evento em circuitos culturais. Projeto e demandas culturais. Metodologia e conceito para desenvolvimento de eventos culturais. Concepção e operacionalização de eventos culturais. Produção Cultural e contextos contemporâneos: raça, gênero, classe e sexualidade. Questões de gênero, raça, classe e sexualidade no contexto da Produção Cultural. Contratação de equipe, temática dos projetos de cultura. Visibilidade, ética e construção de repertório. Temáticas do presente: participação, integração e inclusão de atores sociais nos projetos. Métodos de Pesquisa e Planejamento Cultural: Construção do objeto e formulação de hipóteses. O produtor e a pesquisa pragmática: pesquisa de consumo em cultura; métodos de análise de consumo cultural; análise e formação de público consumidor; métodos de análise de impacto dos fazeres culturais. Planejamento multicultural. A práxis da pesquisa científica: tipos de pesquisa e elaboração de projeto de pesquisa em Produção Cultural. Política Cultural Integrada voltada à diversidade de atores e grupos sociais de localidades, municípios ou regiões.
1 x de R$86,00 sem juros | Total R$86,00 | |
2 x de R$46,98 | Total R$93,96 | |
3 x de R$31,78 | Total R$95,34 | |
4 x de R$24,08 | Total R$96,31 | |
5 x de R$19,36 | Total R$96,82 | |
6 x de R$16,22 | Total R$97,33 | |
7 x de R$13,93 | Total R$97,52 | |
8 x de R$12,25 | Total R$98,01 | |
9 x de R$10,96 | Total R$98,63 | |
10 x de R$9,90 | Total R$98,99 | |
11 x de R$9,04 | Total R$99,47 | |
12 x de R$8,32 | Total R$99,79 |